Arte Urbana

33. YAYOI KUSUMA PRESIDÊNCIA

O trabalho em azulejo de Yayoi-Kusama ocupa as duas paredes do topo Norte da estação de cada lado da linha férrea. A leitura é de conjunto apesar de ser interrompida pelo próprio túnel.

Yayoi-Kusama é uma artista plástica e escritora japonesa. O seu trabalho é uma mistura de diversas artes, como colagens, pinturas, esculturas, arte performática e instalações ambientais, onde é visível uma característica que se tornou a marca da artista: a obsessão por pontos e bolas.
Em todas as suas manifestações artísticas, que possuem inspiração no surrealismo, modernismo e minimalismo, podemos notar o padrão de repetição e acumulação. Além disso, Kusama também se embrenhou na arte da literatura, com romances e poesias editados em 13 livros. Alguns dos seus romances são considerados chocantes e surrealistas. De onde vem tanta criatividade? Tudo indica que é devido à esquizofrenia, que a faz ter uma percepção e uma visão diferente da realidade em que vive. Segundo ela mesma conta, sempre foi atormentada por visões distorcidas.




© 2024 Junta de Freguesia do Parque das Nações. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia