Arte Urbana

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO

CARRILHO DA GRAÇA

O Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva é um espaço de divulgação científica e tecnológica e situa-se no edifício que, durante os 132 dias da EXPO´98, foi um dos mais emblemáticos pavilhões temáticos - o Pavilhão do Conhecimento dos Mares. Durante da Exposição de Lisboa os visitantes puderam fazer uma viagem de exploração pelos mares na sua perspectiva história, técnica e humana tendo estado exposto na nave central um barco dos estaleiros de São Jacinto.

O Pavilhão do Conhecimento dos Mares, com projecto arquitectónico do atelier J.L. Carrilho da Graça e com concepção expositiva do atelier ARX Portugal, foi, com os seus 2.543.914 visitantes, um dos mais visitados da EXPO´98.
A 25 de Julho de 1999 reabre as portas ao público como Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva e desde então pretende ser – a par dos outros espaços que no Parque das Nações continuam a desenvolver acções que diariamente mobilizam milhares de visitantes - um núcleo de interesse, um pólo de atracção e um parceiro qualificado na promoção da Educação Científica e Tecnológica na sociedade portuguesa.
O Pavilhão do Conhecimento é parte integrante da Rede Nacional de Centros Ciência Viva que conta com 20 centros de ciência distribuídos por todo o território nacional.

O atelier do arquiteto Carrilho da Graça obteve em 1998 o prémio Valmor com o Pavilhão do Conhecimento e em 1999 o prémio FAD, em Barcelona. O júri considerou que esta obra representa um momento de emoção, num contexto em que se misturam simplicidade e complexidade originando um espaço arquitectónico de elevado nível.
O Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva está situado no Parque das Nações, no antigo recinto da Expo 98. A sua silhueta é facilmente reconhecível pelo enorme volume exterior da sua nave principal.

COMO CHEGAR

Metro: Gare do Oriente - Linha Vermelha

Comboio: Gare do Oriente

Autocarro: A paragem CARRIS mais próxima é o “Oceanário Lisboa”, na Alameda dos Oceanos, servida pelas carreiras 400 e 728.

Na Gare do Oriente pode encontrar as carreiras 400, 705, 708, 725, 728, 744, 750, 759, 782 e 794.

Automóvel próprio: Existe estacionamento pago nas imediações: Parque da Doca, Parque do Casino – Alameda dos Oceanos ou Parque do Oceanário




© 2024 Junta de Freguesia do Parque das Nações. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia