O Brasão do Parque das Nações é o elemento icónico que suporta a identidade da mais nova freguesia de Lisboa e a sua marca institucional.
O Brasão foi aprovado pela Comissão de Heráldica e ratificado pela Assembleia de Freguesia em 2015. Foi oficializado pelo Edital 688/2015, publicado no Diário da República de 3 agosto de 2015, do qual constam também os outros símbolos da freguesia – Bandeira e Selo.
Na sua qualidade de ícone do Parque das Nações, o brasão reúne elementos que historicamente se identificam com o território. É composto por:
Esfera Armilar de D. Manuel – Elemento que simboliza a epopeia marítima dos Portugueses, representada por uma faixa na diagonal e uma pequena esfera interior à esfera armilar.
Rosa dos Ventos – Composta de forma simétrica com a esfera armilar, reforça o sentido de orientação, necessária a quem navega.
Canoa do Tejo – A cor almagre da vela da canoa, foi escolhida para ilustrar as embarcações do rio Tejo. Normalmente estas velas fabricadas em tecido, eram revestidos por uma película de barro, conferindo-lhe maior resistência ao vento.
Ondas – Representa a Expo'98 e o seu lema “Oceanos”.
© 2024 Junta de Freguesia do Parque das Nações. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional