Arte Urbana

12. FERNANDA FRAGATEIRO - JARDIM DAS ONDAS

JARDIM DAS ONDAS

O “Jardim das Ondas”, obra icónica do Parque das Nações é um projeto assinado pela artista plástica Fernanda Fragateiro em co autoria com o arquiteto paisagista João Gomes da Silva, responsável pela grande maioria dos espaços verdes do recinto da Expo’98.
O ‘Jardim das Ondas’ faz parte dos “Jardins da Água”, uma intervenção que a artista concebeu para a Exposição Mundial dedicada a celebrar os Oceanos. Na realidade, a sua obra resultou em seis projetos que vão acontecendo ao longo do espaço do jardim, todos eles visíveis e agora recuperados, nos “Jardins da Água”, sendo o “Jardim das Ondas” um dos mais emblemáticos.
Inspirando-se diretamente nas formas resultantes do movimento da água, foi concebido o projeto de um jardim “esculpido” em relva onde se modelou o terreno, através de curvas que simulam o ritmo das ondas ao formarem-se e ao rebentarem. O solo é a matéria esculpida e a relva a matéria de acabamento. A sua proximidade relativamente ao plano de água do rio, bem como a sua posição em relação ao movimento aparente do sol, possibilitam o seu uso como superfície flexível e disponibilizam um lugar de contemplação.
Segundo Fernanda Fragateiro, “foi a partir do exercício de imaginar o movimento das pessoas que pensei nas formas que constituem o jardim. Aquilo que é importante é o vago ondular que essas mesmas formas sugerem, é o convite que nos fazem a usá-las: subir, descer, correr, saltar, estar… Estas relações que as formas sugerem possibilitam o encontro entre as pessoas e a paisagem, permitem uma intensa experiência.”.




© 2024 Junta de Freguesia do Parque das Nações. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia