Arte Urbana

52. AUDREY FLACK

RAINHA D. CATARINA DE BRAGANÇA

Réplica com 10 metros de altura de uma estátua construída nos EUA pela Associação Friends of Queen Catherine, para celebrar o facto do Borough de Queens, em Nova Iorque, dever o nome à Rainha D. Catarina.
Audrey Flack nasceu em Nova Iorque em 1931. É uma pioneira do fotorrealismo e uma pintora e escultora de reconhecimento internacional. Estudou arte em Nova Iorque entre 1948 e 1953.
Cedo entrou no intitulado fotorrealismo – movimento em que os pintores imitam as cores e a superfície lisa das fotografias. Nos anos 60 criou composições baseadas em fotografias tiradas de documentários noticiosos focando figuras públicas, como Roosevelt, Kennedy e Hitler. Um dos seus trabalhos mais significativos desta época chama-se "Kennedy Motorcade" e captura os momentos imediatamente antes do presidente Kennedy ter sido assassinado.
Toda a arte de Flack tem um pesado e simbólico significado. Ela esforça-se, nas suas próprias palavras, para fazer "algo universal, algo com que todas as pessoas se possam identificar. Nas minhas esculturas quero criar rostos que são universais: um rosto ou figura pode representar um sistema de crenças, tal como uma rosa pode representar todas as rosas.”
Audrey Flack foi revolucionária na forma como tornou o foto realismo seu e único.




© 2024 Junta de Freguesia do Parque das Nações. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia