Arte Urbana

29. HUNDERTWASSER

SUBMERSÃO ATLÂNTICA

A representação do mítico continente desaparecido "Atlântida" faz parte dos painéis da estação de metro do Oriente, terminal da Linha Vermelha, inaugurada em 19 de maio de 1998. A estação tem a assinatura do arq. Sanchez Jorge e intervenções plásticas de 11 artistas representando os 5 continentes. Todos os trabalhos seguiram tema universalista da Expo'98 “Os Oceanos”.
Friedrich Stowasser, mais conhecido pelo nome de Friedensreich Hundertwasser é um dos netos do conhecido filósofo Joseph Maria Stowasser. As suas áreas de intervenção artística foram a pintura e a arquitetura, sendo de grande influência na arquitetura orgânica moderna. Através de sua obra, o artista promoveu uma ideologia em harmonia com a natureza e com forte compromisso ecológico desde sua conceção. Dessa forma motivou campanhas inéditas para a preservação do habitat natural e uma vida em conformidade com as leis na natureza. Escreveu numerosos artigos e realizou uma grande quantidade de palestras a favor da proteção da natureza, incluindo a energia nuclear e a recuperação dos oceanos, das baleias e da selva tropical.
Um de seus projetos mais conhecidos é o edifício de apartamentos Hundertwasserhaus, unidades de baixo custo localizados em Viena, que inclui superfícies onduladas ("um piso ondulado é uma melodia para os pés"), coberturas verdes inovadoras para a época e grandes árvores que crescem no interior dos recintos, com seus galhos saindo pelas janelas.
Muitas vezes comparada com a obra de Gaudí, Hundertwasser construiu mais de 30 obras, incluindo casas, museus, igrejas, jardins de infância e restaurantes, rompendo com a linha reta para entregar a seus habitantes "um espaço para amar".




© 2024 Junta de Freguesia do Parque das Nações. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia