Arte Urbana

53. JOSÉ PEDRO CROFT

Sete outdoors de diversos tamanhos surgem lado a lado num pequeno bosque de plátanos, atravessado por um caminho de passagem para peões. A primeira sensação é a de uma intervenção violenta no espaço verde, porém, a única imagem que nos é dada ver é a nossa reflexão no espelho", o artista dixit.

Pintor e escultor, José Pedro Croft nasceu em 1957, no Porto. Fez o curso de pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. O seu percurso artístico ficou marcado pelo facto de ter trabalhado com o escultor João Cutileiro.

A escultura em pedra marcou a sua obra na década de 80. No primeiro conjunto de esculturas que realizou predominava o baixo-relevo e a modelação. Mais tarde a sua obra evolui no sentido mais geométrico das formas realizadas com grandes blocos de pedra. Gradualmente vai substituindo o mármore por outros materiais como o gesso, o bronze ou o poliuretano (frequentemente pintado de branco). Em meados da década de 90 a incorporação de espelhos introduz uma nova dimensão pelo jogo de duplicação virtual da forma.

Em paralelo com a escultura, tem realizado alguns trabalhos de gravura, nos quais está presente a mesma preocupação com a definição de formas primordiais.




© 2024 Junta de Freguesia do Parque das Nações. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia