Arte Urbana

ESTAÇÃO DO ORIENTE

SANTIAGO CALATRAVA E SANCHEZ JORGE

A cobertura da Estação de comboios do Oriente é uma obra prima do arquiteto catalão Santiago Calatrava.
Arquiteto e engenheiro conceituado, Calatrava deixou no Parque das Nações o seu estilo único que combina materiais como o betão, o vidro e o aço, mantendo visíveis estruturas que outros arquitetos escondem.
Na Gare do Oriente criou uma estrutura de grandes dimensões com um aspeto elegante e leve, que a alguns faz lembrar um bosque de árvores metálicas e a outros as colunas e os arcos de uma catedral gótica.
O traço de Calatrava é a porta perfeita para a galeria de arte situada no interior da estação de Metro Oriente (linha vermelha).
Inaugurada em 19 de Maio de 1998 a estação tem o projecto do arq. Sanchez Jorge e intervenções plásticas de 11 artistas representando os 5 continentes,que se inspiraram no tema central da Expo'98-Os Oceanos.
Joaquim Rodrigo (Portugal) - Painel de azulejos "Praia do Vau".
Hundertwasser (Áustria) - "Submersão da Atlântida",uma representação do mítico continente desaparecido.
Errö (Islândia) - Criou um trabalho em azulejo cuja temática aborda mitos e lendas ligados ao mar.
Sean Scully (Irlanda) - Executou um painel em azulejo de estética abstracta.
Magdalena Abakanowicz (Polónia) - Escultura em bronze de um peixe de grandes dimensões.
Yayoi-Kusama (Japão) - Trabalho em azulejo,que ocupa as duas paredes do topo Norte da estação.
Raza (Índia) - Trabalho em azulejo designado "Les Océans"
Zao Wou Ki (China) - Procurou através do seu painel em azulejo transmitir toda a serenidade da imensidão dos oceanos,
Abdoulaye Konaté (Mali) - Intervenção em azulejo com uma estética universal,conjugando as suas tradições culturais com características contemporâneas.
António Segui (Argentina) - Painel em azulejo com uma representação muito detalhada de elementos ligados ao mar.
Arthur Boyd (Austrália) - Intervenção em azulejo onde compôs uma marinha em tons suaves e traços subtis.

Situada na zona leste de Lisboa, a Estação do Oriente foi projetada como gare intermodal de apoio à Expo’98 mas também com o objetivo de se tornar o principal interface de transportes da cidade, integrando metro, comboio, terminal rodoviário e parqueamento. Para os passageiros de avião, existe a possibilidade de efetuar previamente o check-in.




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