HOMEM - SOL
Escultura monumental inspirada no Sol. Estrutura vagamente antropomórfica, ao longo da qual ascendem formas angulosas de hastes e meias-luas, evocando uma figura humana. Feito em aço corten, tem cerca de 20 metros de altura e pesa cerca de 15 toneladas.
"Homem-Sol" é uma espécie de testamento-síntese da obra que Jorge Vieira criou ao longo de uma carreira de cerca de 50 anos, congregando a simbiose surrealista com a abstração pura, o esquematismo primitivista com a exploração tridimensional.
Jorge Ricardo da Conceição Vieira nasceu em Lisboa, a 16 de novembro de 1922. Desenvolveu uma colaboração discreta mas regular com vários arquitectos, dos quais se destacam Frederico George, Conceição Silva e Daciano Costa, realizando relevos ou esculturas decorativas para vários edifícios.Nos anos 50, Jorge Vieira teve o seu primeiro reconhecimento fora de Portugal ao ser premiado num concurso de grande relevo internacional, dedicado ao "Prisioneiro Político Desconhecido". Este concurso, promovido pelo Institute of Contemporary Arts de Londres, contou com a participação de várias centenas de artistas de diversas nacionalidades. Jorge Vieira foi o único artista português admitido a concurso, obtendo um prix de concours que lhe permitiu participar na exposição dos premiados, exibida na famosa Tate Gallery.