CARLOS ARDISSON REUNIU COM CLIMAESPAÇO
19-JAN-2023
O presidente da JFPN, Carlos Ardisson reuniu, a seu pedido, com a direção da Climaespaço, empresa que distribui a rede de frio e calor na nossa freguesia. Nesta reunião, Carlos Ardisson, manifestou preocupação com os recentes aumentos praticados pela empresa, os quais podem originar a saída de muitos clientes. Esta situação poderá originar, no futuro, o eventual surgimento de equipamentos nas fachada dos edifícios, quando tal não é permitido.
O CEO da empresa, João Castanheira, e o Diretor de operações, José Pedro Gonçalves, compreenderam as preocupações do presidente da JFPN e informaram ter tentado, junto da tutela do Ministério das Finanças, que fosse criado um mecanismo que permitisse não repercutir diretamente no consumidor final o exponencial aumento dos custos de energia que se verificou no último ano. Segundo a Climaespaço, o Ministério das Finanças não respondeu e a empresa aplicou a fórmula contratualizada para a revisão trimestral dos preços, anteriormente aprovados pela tutela. Os responsáveis da Climaespaço indicaram que no próximo trimestre, a partir de abril, haverá uma acentuada redução dos preços praticados, face à descida verifica no preço do gás natural, único combustível que a Climaespaço utiliza.
Durante a reunião foram abordados outros assuntos, como a reparação dos locais onde tem sido feitas intervenções na via pública e que necessitam de ver melhorados os acabamentos, repondo o estado anterior à intervenção da empresa. Os dirigentes abordaram ainda os planos para a possível descarbonização da atividade da Climaespaço, passando a recorrer apenas a energia de fontes renováveis, o que permitiria reduzir os preços finais ao consumidor e quebrar a ligação direta das flutuações de preço do mercado de gás natural.