“O jornalismo é como o baixo numa banda”

25-OUT-2024

“O jornalismo é como o baixo numa banda”
“Criar uma personagem é muito parecido com o criar um filho”, disse-nos Henrique Raposo, cronista e escritor do Expresso e da Renascença e ainda autor de vários livros, com destaque para "Alentejo Prometido", um road movie familiar, que lhe valeu escolta policial face à polémica provocada e em 2023 "As Três Mortes de Lucas Andrade", o seu primeiro romance.
O autor convidado da tertúlia “Chá com Livros”, de dia 23 de outubro, confessa que sempre que escreve um texto sabe que vai causar polémica, que segundo o próprio surge “do nada”, pois provocar polémica é uma consequência para quem escreve para o público em geral.
Com formação académica em História, encontrou na crónica o seu género jornalístico de eleição, que confessa não ter intenções de abdicar, já que para si o “jornalismo é como um baixo numa banda”, pois serve base de ligação entre todos os outros instrumentos, como o jornalismo e os diversos géneros e estilos literários.
Com moderação de Diogo Santos e apresentação da vogal da cultura Olga Pedroso, a edição de outubro do “Chá com livros” teve casa cheia.
  • Partilhar