-
Noticias
- FALECEU JOÃO CUTILEIRO
FALECEU JOÃO CUTILEIRO


Faleceu hoje João Pires Cutileiro, autor de uma imponente obra escultórica, muito marcada pelo mármore, onde o intimismo, o erotismo e o amor são os principais temas.
Nascido em Lisboa em junho de 1937, João Cutileiro, é o autor de ‘O Lago das Tágides’, no Parque das Nações, um conjunto de esculturas de figuras femininas em pedra mármore que evocam as Tágides, figuras míticas Camonianas em torno de uma falua, barco tradicional do Tejo.
O escultor chamou-lhes “Tágides” por Camões ter assim denominado também as ninfas que viveriam no rio Tejo e às quais ele pediu inspiração para escrever “Os Lusíadas”. As ninfas, segundo a mitologia, são seres com poderes encantatórios que vivem nas águas dos rios e dos mares.
Reconhecido nacional e internacionalmente, o 'mestre' Cutileiro foi galardoado com vários prémios e as suas obras estão expostas em todo o mundo.
João Cutileiro foi condecorado com a Ordem de Sant’Iago da Espada, Grau de Oficial, em agosto de 1983, e recebeu o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Évora e pela Universidade Nova de Lisboa, este último, concedido em 2017.
Em 2018, Cutileiro recebeu a medalha de mérito cultural, atribuída pelo Governo, numa cerimónia no Museu de Évora que serviu igualmente para formalizar a doação do espólio do escultor ao Estado português.
À família e amigos de João Pires Cutileiro, a Junta de Freguesia do Parque das Nações apresenta as mais sentidas condolências.
#JFPN #JFParqueDasNacoes #JoaoCutileiro #Lisboa #Cultura