-
Noticias
- SENSIBILIZAR E ATUALIZAR PARA SERVIR MELHOR
SENSIBILIZAR E ATUALIZAR PARA SERVIR MELHOR






Nos últimos meses, tem sido desenvolvida ações com vista à sensibilização para a Covid-19, dirigidas às pessoas entrevistadas e que integram a ‘Plataforma Radar’, permitindo igualmente acompanhar situações que possam carecer de apoios especiais.
Neste contexto realizou-se hoje uma “Ação de Rua”, em que participaram a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Junta de Freguesia do Parque das Nações, representadas respetivamente por Sérgio Cintra e Mário Patrício, e que permitiu sensibilizar e atualizar informação recolhida e a revisitação de Radares Comunitários, de forma a reforçar o seu papel fundamental na identificação de pessoas 65+ que possam estar eventualmente em situação de vulnerabilidade.
O Projeto Radar visa sinalizar a população com mais de 65 anos, atendendo às suas expectativas, privações e potencialidades de modo a serem detetadas, precocemente situações de risco, agilizando uma intervenção ajustada a cada situação, planeando de forma sustentada a intervenção, as respostas a acionar em função dos perfis de cada pessoa, e dos seus contextos de vida.
Para isso constituem-se radares de base comunitária (voluntários, comércio local e vizinhos) de modo a detetar situações de risco e agilizar uma intervenção ajustada a cada situação.
Simultaneamente, o Projeto promove o acompanhamento das pessoas com mais de 65 anos que estejam em situação de isolamento ou solidão, proporcionando condições para que estas possam residir mais tempo nas suas casas e evoluir na promoção de novas formas de cidadania e participação no espaço público.
O Projeto Radar resulta do trabalho em rede promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, pelo Instituto de Segurança Social, I.P., a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a Polícia de Segurança Pública, a Rede Social de Lisboa e, no nosso território, pela Junta de Freguesia do Parque das Nações.
#JFPN #ParqueDasNacoes #SantaCasaMisericordiaLisboa #SCML #Lisboa #ProjetoRadar