-
Noticias
- CICLOVIA EM TODA A EXTENSÃO DA ALAMEDA DOS OCEANOS
CICLOVIA EM TODA A EXTENSÃO DA ALAMEDA DOS OCEANOS





A Câmara Municipal de Lisboa está a proceder à execução de uma ciclovia ‘pop up’, bidirecional na Alameda dos Oceanos norte (Freguesia do Parque das Nações), que estará integrada na rede ciclável da cidade de Lisboa. A intervenção, a cargo da EMEL (Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa), com uma duração prevista de 6 semanas, permitirá ter uma ligação ciclável contínua entre a zona sul e norte da freguesia do Parque das Nações e cria uma nova ligação intermunicipal com o concelho de Loures. Fará parte do eixo estruturante ribeirinho, que liga Sacavém a Algés de forma continua.
A Alameda dos Oceanos (norte) apesar do carácter local, é muitas vezes usada como uma via de atravessamento alternativa à Avenida Dom João II por quem entra em Lisboa pelo IC2 em direção ao centro, o que provoca um congestionamento que impede a normal saída dos residentes do bairro. Por outro lado, o perfil rodoviário existente, com duas vias largas em cada sentido, potencia velocidades excessivas, que muito contribui para a existência de sinistralidade rodoviária naquele eixo.
A implementação da ciclovia bidirecional será conseguida através da conversão de uma via, junto ao separador central. Ocupará uma via no sentido norte entre a Rotunda dos Vice-Reis e a Rotunda das Oliveiras e no sentido sul entre a Rotunda das Oliveiras e Rotunda da República da Colômbia. Desta forma, será possível reduzir o tráfego de atravessamento do interior da Freguesia, na entrada de Lisboa oriundo do IC2 bem como contribuir para uma redução da velocidade de circulação por via do estreitamento do canal.
Por proposta da Junta de Freguesia do Parque das Nações, a acessibilidade local na freguesia será melhorada com uma alteração da Alameda dos Oceanos, entre a Rotunda dos Vice-Reis e a Rotunda República da Argentina, permitindo a continuidade do trajeto, mantendo a possibilidade de corte do tráfego de atravessamento neste troço ao fim de semana, de forma a proporcionar maior fluidez da mobilidade interna na freguesia.
A nova ciclovia ‘pop up’ vai assim conferir à Alameda dos Oceanos mais segurança para todos os utilizadores da via, peões, ciclistas e a automobilistas, pela redistribuição do espaço disponível. Vai também facilitar a acessibilidade dos moradores da zona norte da freguesia ao transporte público pesado, nomeadamente às estações de metropolitano e comboio. Ligará ainda vários dos estabelecimentos de ensino existentes na Freguesia.
Destaque para a utilização de novos elementos a colocar e que assinalam a separação da ciclovia, melhorando o acabamento, a sinalização e a utilização do canal ciclável por veículos em caso de emergência e o acesso dos transportes públicos coletivos a zonas de tomada e largada de passageiros.
As ciclovias “pop up” são ciclovias que surgem como resposta à pandemia da COVID-19, criando, de forma expedita, uma rede ciclável estruturante, que cubra eixos centrais de circulação e ligando principais polos de trabalho, estudo e residência.
São executadas com recurso a pintura e elementos de segregação, de modo a criar condições preferenciais para a circulação em bicicleta.
#Ciclovias #Lisboa #ParqueDasNacoes #JFPN