-
Noticias
- HOSPITAL CUF DESCOBERTAS, VINTE ANOS A PROMOVER SAÚDE
HOSPITAL CUF DESCOBERTAS, VINTE ANOS A PROMOVER SAÚDE

Há duas décadas que o Hospital CUF Descobertas promove a saúde e trata a doença de quem procura, diariamente, os nossos cuidados, muitos desta região oriental da cidade de Lisboa. Nascemos com o Parque das Nações e por isso fazemos parte da sua história e da sua vida.
O paradigma da saúde privada em Portugal mudou drasticamente com a abertura do Hospital CUF Descobertas no ano de 2001. Não foi só um hospital moderno e tecnologicamente avançado que nasceu, foi um conceito novo de pensar a saúde privada: com equipas dedicadas, serviços estruturados, atendimento permanente, bloco operatório, cuidados intensivos, maternidade e pediatria. Com um vasto leque de oferta de cuidados de saúde de qualidade, com equipas criteriosamente escolhidas pela sua qualidade técnica e científica e entusiasmo em abraçar um projeto novo e promissor. Algo que não existia antes no âmbito da saúde privada no nosso país. Tinha nascido um Hospital!
A nossa missão mais nobre é a assistencial - a de tratar os nossos doentes.
Fazemo-lo com competência e qualidade. Comparável a qualquer hospital de topo a nível mundial. Cada vez mais seguindo o modelo de “patient-centered healthcare”. Ou seja, ter os recursos técnicos - exames complementares, tecnologia para cirurgias, ... - e humanos - médicos especialistas, enfermeiros, técnicos, auxiliares de ação médica, entre muitos outros - a irem ao encontro do doente que tem necessidade deles e não o contrário.
Criámos para isso, múltiplos Centros e Unidades - como o Centro de Dermatologia, de Neurociências ou de Medicina do Sono, a Unidade de Diabetes ou de Litíase Renal, entre tantos outros - para juntar os especialistas e as tecnologias necessárias de forma a tratar com excelência os doentes com estas doenças.
E fazêmo-lo, também, com humanismo. Citando o Professor João Lobo Antunes, “...não se descobriu ainda a forma de aliviar o sofrimento sem empatia ou compaixão”.
Preocupamo-nos, igualmente, em avaliar os nossos resultados, com o objetivo de tentarmos ser sempre melhores, contando com a participação dos nossos doentes. A medição de resultados das nossas intervenções está a ser avaliada pelos próprios doentes em várias áreas, num modelo que é cada vez mais adaptado por hospitais em todo o mundo. Numa perspetiva de melhoria contínua.
NEM SÓ DE ATIVIDADE ASSISTENCIAL
VIVE UM HOSPITAL
No contexto da formação médica (pré e pós-graduada), recebemos alunos das duas Faculdades de Medicina da região de Lisboa, e acolhemos médicos a realizar a sua especialidade connosco - o internato médico - em oito especialidades diferentes. Temos, ainda, múltiplas parcerias com escolas de enfermagem e de técnicos de saúde para formação pré-graduada. Realizamos, anualmente, múltiplos cursos de formação pós-graduada. E desenvolvemos variadíssimas ações de formação para a população, principalmente nas áreas de obstetrícia e pediatria.
Somos, assim, um hospital escola, que trata, mas também ensina e forma.
A área da investigação científica é outra área que abraçamos e desenvolvemos ano após ano.
Queremos ainda, e cada vez mais, ser um polo cultural e de promoção de literacia em saúde da região oriental de Lisboa. Na educação para a saúde, que é a nossa área de competência, mas também noutras áreas como a música, pintura e outras formas de expressão cultural. Exemplo disso são as sessões de Cultura no Hospital que a pandemia veio interromper, mas que planeamos retomar em outubro deste ano ou as exposições temporárias de arte que estamos a delinear.
Criamos um Centro do Conhecimento - com estrutura para estudo, realização de cursos, exposições, auditório - que abarca todos estes projetos culturais e de promoção da saúde, mas igualmente de formação pré e pós-graduada e investigação científica.
Ao longo destes 20 anos (desde junho de 2001), muito mudou no nosso hospital, acompanhando as alterações tecnológicas e conceituais de organização dos hospitais de topo. Mudámos procedimentos, tecnologias, “digitalizámo-nos”, abrimos novas áreas, apostámos em modelos de melhoria de qualidade e segurança, sempre a prosseguir o objetivo de prestarmos cada vez melhores cuidados de saúde a quem nos procura.
Para isso inaugurámos, no ano de 2018, um segundo edifício que nos permitiu aumentar os cuidados disponibilizados e reforçar a qualidade.
Promover a saúde e tratar a doença é o nosso compromisso diário, assim como ensinar, investigar e fomentar a literacia em saúde da população que servimos. Imprimimos excelência em tudo o que fazemos com o propósito de servir sempre melhor os nossos doentes, as suas famílias e os seus cuidadores.
Conte com o hospital CUF Descobertas para continuar a fazer parte da sua vida e da história do Parque das Nações!