-
Freguesia
- Executivo da Junta de Freguesia
Executivo da Junta de Freguesia
Mário Patrício
Presidente
presidencia@jf-parquedasnacoes.pt
Mário Jorge Paulino de Oliveira de Almeida Patrício nasceu em 1969, casado e pai de três filhos vive no Parque das Nações desde 2006, possui bacharelato pré-Bolonha em Engenharia e Gestão de Projetos e Obras, é membro efetivo no colégio de construção civil da Ordem dos Engenheiros Técnicos, e pós-graduado em Marketing pelo INDEG – ISCTE.
Iniciou a sua atividade profissional na indústria da construção civil em 1988, entre 1998 e 2005 desempenhou cargos de direção de obra e foi responsável técnico de inúmeras empreitadas de construção civil e obras públicas em diversos locais de Portugal, sempre no sector empresarial privado. Teve desempenho em atividades públicas com funções enquanto assessor da vereação, e da presidência da Câmara Municipal de Lisboa na área do urbanismo: gestão urbanística, planeamento urbano e reabilitação urbana, entre 2005 e 2007. Foi fundador e sócio gerente de uma empresa de engenharia, fiscalização e gestão de projetos e obras, entre 2007 e 2009. Exerceu o cargo de diretor geral e membro da comissão executiva de uma grande instituição nacional com o estatuto de utilidade pública, entre 2009 e 2013. Entre 2013 e 2017 exerceu funções como coordenador de gabinete da vereação na Câmara Municipal de Lisboa.
Susana Anacleto
Secretária
susana.anacleto@jf-parquedasnacoes.pt
Susana Paula Pires Machado Anacleto, algarvia de nascença, em 1969, escolheu Lisboa como local de residência familiar e profissional. Tirou a licenciatura de Planeamento Regional e Urbano, na Universidade de Aveiro e o Mestrado em Gestão do Território – Planeamento Regional, na Universidade Nova de Lisboa, membra da Associação Portuguesa de Planeadores do Território (APPLA) e da Associação Profissional dos Urbanistas Portugueses (APROURB). Iniciou a sua vida profissional em 1993, ligada ao Planeamento Desportivo. Em 1994, assume as funções de Docente no Curso de Arquitetura e a coordenação do Gabinete de Estudos Sociais e Urbanos, da Universidade Lusófona. Entre 2001 e 2003 dá apoio à Presidência da Câmara Municipal de Loulé na área do Urbanismo e entre 2005 e 2008 desempenhou as funções de Coordenadora do projeto URBCOM, na Câmara Municipal de Portimão. Em 1995 fundou uma empresa de planeamento, ambiente e arquitetura, na qual é sócia gerente e onde tem desempenhado também a função de Planeadora do território, coordenando projetos de urbanismo, planeamento, ambiente e de arquitetura. Mantém essas funções e cargo até aos dias de hoje.
Jorge Bonito
Vogal
jorge.bonito@jf-parquedasnacoes.pt
Jorge Bonito Santos, Barreiro, 1966.
Licenciatura em “Arquitetura” e Curso de Mestrado em “Arquitetura da Habitação” pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa.
Entre 1990 e 2008 desempenhou funções na Câmara Municipal da Moita, tendo exercido os cargos de Chefe da Divisão de Gestão Urbanística e Chefe da Divisão de Planeamento Urbanístico.
Entre 2008 e 2012 desempenhou funções na Parque EXPO, como Chefe de Projeto na Direção de Prospeção e Conceção.
Entre 2012 e 2014 desempenhou funções na Câmara Municipal da Moita, tendo exercido o cargo de Coordenador da Reabilitação Urbana. Nesse período integrou a Comissão Instaladora da JFPN, em representação do presidente da Câmara de Lisboa.
Desde 2014 desempenha funções na Câmara Municipal de Lisboa. Foi Assessor do Vereador Manuel Salgado e exerce atualmente o cargo de Chefe da Divisão de Controlo de Intervenções em Espaço Público.
Entre 2008 e 2016 foi Vogal do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitetos. Durante este período integrou o Grupo de Trabalho para a criação de uma Política Nacional de Arquitetura e Paisagem em Portugal. Foi ainda vice-presidente do Fórum Europeu para as Políticas de Arquitetura, tendo representado o Fórum no Grupo de Trabalho Urban Development Group e no Grupo de Trabalho National Territorial Cohesion Contact Points da União Europeia.
De 2015 a 2018 foi membro da Assembleia de Freguesia do Parque das Nações eleito nas listas do Partido Socialista.
Paulo Calisto
Vogal
paulo.calisto@jf-parquedasnacoes.pt
Paulo Calisto nasceu em 1979 na aldeia do Peral, município do Cadaval. O desempenho de cargos em Associações Estudantis e organizações políticas, despertam o gosto pela causa pública. Foi o mais jovem deputado municipal eleito no Município do Cadaval, com apenas 18 anos.Fez carreira durante 9 anos como oficial da Força Aérea, durante os quais desempenhou funções em diversas áreas, designadamente como Chefe da Secção de Controlo Orçamental, como Oficial de Segurança NATO, como Diretor de Curso e com o comando da Esquadra de Abastecimento. A sua participação na FA foi reconhecida com a distinção de Louvor e com a Medalha de Comportamento Exemplar.Posteriormente, durante 10 anos desenvolveu atividade profissional na Banca, em áreas de Crédito, Provedoria do Cliente e na área de Investimento.Reside no Parque das Nações desde 2005, é casado e o nascimento da filha em 2006 reforçou o seu envolvimento social com o território. Foi dirigente desportivo de Ginástica Acrobática até junho de 2017.
Alexandra Maurício
Vogal
alexandra.mauricio@jf-parquedasnacoes.pt
Alexandra Maurício tem uma larga experiência na produção e gestão de atividades culturais.
A nível académico é licenciada em Gestão e Administração Pública, pelo ISCSP e pós-graduada em Gestão de Artes, pelo Instituto Nacional de Administração. Terminou os estudos gerais de música no Conservatório de Lisboa e estudou ainda piano e canto.
Desde 1995 é gestora cultural, programadora e diretora da produtora de espetáculos Décima Colina. De 1996 a 1998 integrou a equipa da Expo’98 de Lisboa, estando 3 anos na área das Operações, foi ainda diretora de produção do Centro Cultural de Belém, em 1993 e 1994 e em 1992 fez parte da equipa que trabalhou no Pavilhão de Portugal durante a Expo'92 de Sevilha.
Desenvolve a sua atividade em Portugal, em Espanha, França, Macau, Hong Kong, Brasil, USA, Japão, Coreia do Sul e África do Sul, entre outros países.
Ao longo da sua carreira já trabalhou com Woody Allen, José Carreras, Kiri Te Kanawa, Paco de Lucia, Ballets Trockadero de Monte Carlo, Joaquin Cortés, Ballet Nacional de Espanha, The Manhattan Transfer, Pat Metheny, Chick Corea, B.B.King, Georges Moustaki, Ute Lemper, Joe Cocker, Bryan Ferry, Scorpions, Roberto Carlos, Miguel Falabella, Maria Bethânia, Gilberto Gil, entre muitos outros.
Produziu e organizou a tournée internacional (em 2015 e 2016) da Ode Marítima de Fernando Pessoa, com Diogo Infante e João Gil, apresentando espetáculos em Espanha, na África do Sul, nos Estados Unidos, no Japão e na Coreia do Sul.
Em 2015 levou ao Brasil a instalação “A Beleza que não é só minha” da artista plástica Cristina Rodrigues. Ainda nesse ano foi curadora do Festival IN. Um ano de intensa atividade partilhado com o serviço de voluntariado no núcleo da Refood do Parque das Nações.
Em outubro de 2017 produziu, em Mafra, a Gala de Ópera integrada nas comemorações dos 300 anos da edificação do Convento, com direção artística de Adriano Jordão. Em fevereiro de 2018, apresentou a soprano Sofia Escobar em Macau, como solista convidada para um concerto com a Orquestra de Macau, naquela que foi a sua primeira digressão ao Oriente.