-
Cultura
- Orquestra Jovem do Parque das Nações
Orquestra Jovem do Parque das Nações
A música é considerada um elemento integrador, capaz de potenciar, através da sua linguagem criativa e universal, as capacidades e competências das crianças e jovens. É tida como uma ferramenta que influi no desenvolvimento do pensamento crítico, comunicação e consciência social, alcançando, desta forma, mudanças sociais com impacto para toda uma comunidade. Neste sentido, a Junta de Freguesia do Parque das Nações, com o intuito de proporcionar localmente uma oferta estruturada no âmbito do ensino da Música, aos mais jovens da freguesia, dirigiu em 2019 um questionário aos pais e encarregados de educação das crianças e jovens residentes na freguesia, de forma a aferir o seu interesse. O projeto da constituição de uma Orquestra Jovem acolheu tal receptividade, com um número considerável de respostas positivas, que durante 2020 se iniciaram os devidos preparativos para a sua criação.
Assim, no verão de 2021, após passados os constrangimentos derivados da pandemia, realizaram-se as atividades Dia Aberto e Sons de Orquestra, permitindo que se venha a implementar no ano letivo de 2021/22, a Orquestra Jovem do Parque das Nações destinada a crianças e jovens dos 6 aos 14 anos com interesse pela música.
O desenvolvimento desta iniciativa e de acordo com as inerentes particularidades, procura alargar a oferta formativa dos mais jovens da freguesia proporcionando o acesso a uma formação diversificada, especializada e de qualidade, de forma acessível e igualitária.
A integração da Orquestra, visa ainda, a prática intensiva, que em conjunto, de forma cooperativa, possa incutir nos seus participantes, modelos de trabalho responsável, cooperativo e participativo, que permitam uma integração na sociedade, através do reforço da auto-estima e auto-confiança e no respeito pelo outro.
O primeiro ano da Orquestra terá como oferta o ensino de um dos seguintes instrumentos: Violino, Viola d'Arco, Violoncelo e Piano.
O plano de estudos:
- 1 sessão por semana Instrumento (50 min);
- 1 sessão por semana de Formação músical (50 min);
- 1 sessão por semana de Música de Câmara- Orquestra (90 min);
As atividades decorrerão no Espaço Nascente da Junta de Freguesia do Parque das Nações - Rua Professor Picard, 1990-504 Lisboa - destinadas à aprendizagem do instrumento. As aulas de Formação Musical e Música de Câmara serão em local a definir. Consulte o horário das atividades.
Oferta formativa para 60 crianças, 48 provenientes de plano de estudos geral e 12 de plano de estudo Música de Câmara (orquestra)*:
Composição instrumental
A Orquestra Jovem do Parque das Nações, encontrando-se em fase de implementação, tendo como pressuposto inicial, atingir uma orquestra de 56 elementos de cordas e 4 de piano, o que representa uma distribuição por naipes da seguinte natureza:
- Naipe 1.º violinos: 20 elementos
- Naipe 2.º violinos: 16 elementos
- Naipe de violas de arco: 12 elementos
- Naipe de violoncelos: 8 elementos
- Piano: 4 elementos
Sendo a distribuição de 1.º e 2.º violinos diluída num grupo de violinos no primeiro ano ou até avaliação da Direção Musical.
* Disponível apenas para alunos com formação em instrumento (violino, viola d'Arco, violoncelo e piano) comprovada em entidade externa.
A Direção da Orquestra está a cargo do Maestro Frederico Projecto.
Recordamos que a integração na Orquestra implica o pagamento de inscrição e mensalidades.
Para inscrição preencha o formulário
Para mais informações contactar:
orquestra@jf-parquedasnacoes.pt
cultura@jf-parquedasnacoes.pt