Espaço Público

Cortadeira Selloana (Erva-das-Pampas)

CORTADERIA SELLOANA – NÃO HÁ BELA SEM SENÃO

No âmbito da Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade 2030 (ENCNB 2030), a Junta de Freguesia do Parque das Nações foi uma das concorrentes elegíveis e uma das vencedoras nacionais para a atribuição do fundo ambiental, que visa apoiar projetos no domínio da conservação da natureza e biodiversidade em Portugal Continental, entre eles destaca-se o mais recente que visa o controlo e erradicação de núcleos isolados e/ou pequenos de Cortaderia Selloana, mais conhecida como Erva-das-Pampas.
Este projeto, de domínio e conservação da natureza e biodiversidade, dá continuidade e apoio aos trabalhos já iniciados pela subunidade de espaços verdes no controlo de espécies invasoras, nas áreas ajardinadas na freguesia e que, neste caso em particular, vão decorrer até ao final do mês de março de 2022.
A par deste projeto, a JFPN lançou uma campanha informativa e apelativa “Não há bela sem senão”, através dos seus suportes de comunicação e cartazes in loco, com o intuito de apelar ao apoio dos fregueses e transeuntes que possam identificar novos aglomerados desta espécie invasora, através do envio de um email para erva-das-pampas@jf-parquedasnacoes.pt.

O objetivo fulcral e final é a eliminação destes núcleos e a disseminação de sementes para zonas que atualmente ainda não se encontram colonizadas por esta espécie, permitindo assim um controlo a médio e longo prazo do surgimento de novos aglomerados pela freguesia.
A Erva-das-Pampas é considerada uma das espécies de flora invasora mais nocivas em território nacional, devido à sua capacidade de transformar e degradar habitats naturais e humanizados. Cresce vigorosamente e forma aglomerados densos, que dominam a vegetação herbácea e arbustiva, ao mesmo tempo que criam barreiras à circulação da fauna e utilizando recursos disponíveis para outras espécies.
Quanto aos riscos diretos para os indivíduos em geral, pode originar alergias e as folhas cortantes podem limitar a utilização de áreas invadidas, além de poderem causar ferimentos através das folhas afiadas.


Ver Galeria




© 2024 Junta de Freguesia do Parque das Nações. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia