Programa Abraço Intergeracional

O que é
O Programa “Abraço Intergeracional“  é uma resposta social numa perspetiva intergeracional,  promovido pela Junta de Freguesia do Parque das Nações (JFPN) e pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa (ESTeSL).
Pretende reposicionar a pessoa sénior no sistema de relações sociais, combatendo a solidão de muitos que vivem sozinhos, apoiando simultaneamente jovens estudantes da ESTeSL, deslocados das suas residências habituais, com necessidades sócio económicas.
O sénior disponibiliza um quarto no seu domicílio a um estudante do ensino superior e em contrapartida o jovem disponibiliza companhia e apoio ao sénior, dentro dos moldes previamente acordados entre as partes. 

Objetivos
a)Promover e revitalizar a troca de experiências entre gerações;
b)Mitigar a solidão dos mais idosos e apoiá-los em algumas das suas tarefas e necessidades básicas; 
c)Apoiar os jovens estudantes com necessidades socio económicas; 
d)Ajudar a reduzir as despesas de alojamento, a que os estudantes deslocados estão sujeitos.

A quem se destina
À população sénior da freguesia do Parque das Nações e aos alunos da ESTeSL deslocados e com necessidade de alojamento.

Requisitos do sénior
a)Residir na freguesia do Parque das Nações;
b)Ter mais de 55 anos de idade;
c)Viver só ou com cônjuge; 
d)Ser proprietário ou arrendatário da habitação (exceto habitação social); 
e)Ter condições na sua residência adequadas, nomeadamente, um quarto individual para o estudante, onde este possa ter uma mesa de apoio para estudar | Instalações sanitárias, com água quente | Uma cozinha completa, onde o estudante possa confecionar as suas refeições, se o pretender;

Requisitos do aluno da EsTeSL
a)Não residir no concelho de Lisboa;
b)Ter idade entre 18 e 30 anos; 
c)Ser do conhecimento da família do estudante a adesão do jovem a este programa;

Período 
O Programa “Abraço Intergeracional“ funciona de setembro a julho de acordo com o ano letivo e durante a semana, de segunda a sexta-feira. O período de fim de semana será facultativo de acordo com a disponibilidade de ambos os participantes.

Como funciona
A Junta de Freguesia do Parque das Nações, através do pelouro da Ação Social, faz a divulgação do Programa junto da população-alvo e recolhe/aceita as candidaturas criando um  “banco de alojamento para estudantes”.

O Gabinete de Apoio ao Estudante da ESTeSL faz a divulgação do Programa junto dos Estudantes, aceita as candidaturas e age como mediador entre o estudante e o Senior, formalizando o processo mediante “acordo escrito” entre ambas as partes – Senior e Estudante -  nos termos e condições previstos nas “Normas de Participação” aprovadas entre a JFPN e a ESTeSL. 

Como candidatar-se ao Programa
Os Seniores que pretendam aderir ao “Banco de alojamento para Estudantes” devem  formalizar o pedido à JFPN enviando email para: atendimento@jf-parquedasnacoes.pt ou fazê-lo presencialmente nos serviços de atendimento da JFPN – Sede ou Espaço Poente.
Será marcada entrevista social de avaliação e formalização de todos os procedimentos administrativos necessários.
Os Estudantes deverão contactar o Gabinete de Apoio ao Estudante e ao Diplomado da ESTeSL para formalização e acompanhamento de todo o processo.