GIP - Gabinete Inserção Profissional

Gabinete de Inserção Profissional - GIP

O que é

O Gabinete de Inserção Profissional Parque das Nações, resulta de um protocolo assinado entre a Junta de Freguesia e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), numa cerimónia realizada em Aveiro no dia 29 de julho de 2015. 

Tem como objetivo promover a inserção de jovens e adultos desempregados e criar condições de empregabilidade, através da aquisição de novas competências que facilitem a inserção (no caso dos mais jovens) ou o retorno (no caso dos desempregados de longa duração) ao mercado de trabalho. 

As ações destinam-se ainda a incentivar e preparar os cidadãos para uma atitude empreendedora na criação de novos postos de trabalho.

A quem se destina

Este projeto vai ao encontro das necessidades dos cerca de 1800 desempregados da freguesia. Uma boa percentagem deste universo é adulta com  mais de 40 anos, com maior risco de integrarem os números de desemprego de longa duração.

Tipo de intervenção

O Acordo de Cooperação da Junta de Freguesia do Parque das Nações com o IEFP prevê:

  • Ações de informação sobre as medidas ativas de emprego e formação, novas oportunidades, programas comunitários de apoio à mobilidade no emprego e formação;
  • Ações de apoio ao desenvolvimento de competências para o empreendedorismo;
  • Encaminhamento para ações de formação e medidas de emprego;
  • Receção e registo de ofertas de emprego;
  • Colocação de desempregados;
  • Controlo de apresentação periódica dos beneficiários das prestações de desemprego;

Local de funcionamento

O GIP Parque das Nações está a funcionar no Espaço Poente da Junta de Freguesia do Parque das Nações - Rua Padre Joaquim Alves Correia, lote 23 C/V A, B e C – 1800-292 Lisboa