Contentores Solidários Parque das Nações

A Junta de Freguesia do Parque das Nações fiel aos princípios de responsabilidade social e ambiental colocou no terreno mais um novo projeto: Contentores Solidários

O desenvolvimento desta ação social tem características únicas no contexto da cidade de Lisboa.

Os Contentores Solidários resultam de uma parceria conjunta da Junta de Freguesia com três instituições de referência: CÁRITAS; HUMANA; H SARAH Trading.

Mais do que conjugar os traços comuns dos projetos de apoio social através da reciclagem de vestuário e outros produtos têxteis, a JFPN uniu os objetivos de cada instituição num único projeto, balizado pelos princípios de serviço público, da universalidade do território do Parque das Nações e da proximidade com os residentes.

Esta solução abre a possibilidade de cada residente escolher livremente a qual das organizações pretende atribuir o seu donativo, ou inclusive fazer uma seleção dos artigos doados em função dos objetivos de cada uma das instituições, sem perder tempo em deslocações diversas.

É igualmente importante e inovadora a gestão eficiente do espaço público conseguida através da concentração de três contentores nos locais escolhidos pela Junta.

 

Para uma opção consciente e informada relembramos os objetivos de cada instituição:

CÁRITAS – Angariação de roupa para redistribuição nas lojas sociais da Cáritas e outras instituições que o solicitem; angariação de fundos para um programa diocesano de emergência social denominado “Igreja Solidária”; criação de postos de trabalho, preferencialmente orientados para jovens e pessoas com problemas sociais prementes, integrados em cooperativa social;

HUMANA - Associação não governamental para o desenvolvimento, que nos últimos 16 anos, tem impulsionado e realizado programas de cooperação em Moçambique e Guiné-Bissau através de recursos obtidos a partir da gestão têxtil de roupa usada; Em Portugal a associação HUMANA tem participado pontualmente em programas de apoio social e para o desenvolvimento.

H SARAH Trading, Lda.” está preparada e vocacionada para a recolha de roupas, calçado e brinquedos usados para posterior tratamento e reencaminhamento para que possam, de imediato, ser reutilizados ou, caso não apresentem condições, reciclados. A unidade de reciclagem da H SARAH Trading gera cerca de oitenta postos de trabalho.

Veja aqui a localização do Contentor Solidário mais próximo de si.