Banco de Ajudas Técnicas

O que é 

O Banco de Ajudas Técnicas Parque das Nações é uma resposta social da Junta de Freguesia, facilitadora da vida das pessoas que se encontrem em situação de dependência física temporária, cujo estado de saúde imponha a utilização de ajudas técnicas.

O que são Ajudas Técnicas

São equipamentos usados por pessoas em situação de dependência física ou dificuldade de mobilidade, destinados a compensar as suas consequências, possibilitando maior autonomia, conforto e independência nas atividades do dia a dia, como por exemplo: cadeiras de rodas, canadianas, andarilhos, imobilizadores de braços e pernas, entre outros. 

Como funciona

O Banco de Ajudas Técnicas é composto por um conjunto de equipamentos - Ver lista aqui -   com o objetivo de serem cedidos por empréstimo gratuito e temporário a pessoas que deles necessitem, após prescrição médica. 

Quem pode candidatar-se

Podem candidatar-se todos os cidadãos que se encontrem nas seguintes condições:
Residam e estejam recenseados na freguesia Sejam portadores de incapacidade temporária por motivos de perda de autonomia clinicamente comprovada.

Como requerer o apoio

A candidatura ao Banco de Ajudas Técnicas pode ser feita nos locais de atendimento da Junta de Freguesia do Parque das Nações, mediante preenchimento do “Requerimento de apoio social” (faça download aqui) e fornecimento de todos os meios legais de prova que sejam solicitados.
É indispensável a apresentação de prescrição médica comprovativa da necessidade da utilização do equipamento, indicando o tipo de equipamento e previsão de utilização.

Onde está localizado

O Banco de Ajudas Técnicas Parque das Nações é um serviço no âmbito da saúde disponibilizado no Gabinete de Enfermagem da JFPN localizado no Espaço Poente :  Rua Padre Joaquim Alves Correia, Lote 23 A/B/C , - 1800-292 Lisboa | Telef: +351 21 031 17 13
Horário de atendimento: 9h às 13h e das 14h às 17h

Doações de Equipamento

Qualquer entidade individual ou coletiva pode fazer doações ao Banco de Ajudas Técnicas Parque das Nações, de equipamento que já não precisa, de forma a aumentar a sua capacidade de resposta. O material doado será inventariado e incorporado na lista disponibilizada publicamente.