Se não conseguir visualizar corretamente esta newsletter, clique aqui  
     
 
 

Vem aí a 2ª Gala de Fado Amador do Oriente: participe!


Depois do êxito de primeira edição que reuniu fadistas amadores das freguesias do Parque das Nações, Olivais, Beato e Marvila, realiza-se em 2016 a 2ª Gala do Fado Amador. A iniciativa da Cultura da Junta de Freguesia do Parque das Nações reedita-se este ano, estando a final agendada para dia 19 de novembro, no auditório da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Entretanto decorrem as inscrições para participar nas eliminatórias, devendo as pessoas interessadas inscrever-se enviando um email para cultura@jf-parquedasnacoes.pt


Ver mais...


 
 
 

Manter recuperação de jardins e passeios exige adotar novos hábitos

A Gestão Urbana da JFPN realiza intervenções para a requalificação de várias artérias e passeios, concretamente com arranjos de repavimentação da calçada e colocação de pilaretes, na zona Sul do Parque das Nações. São largas centenas de metros quadrados de calçada que estão a ser repostos anualmente. Prosseguem as obras nos Jardins Garcia de Orta, no talhão nº1 “Oriente”. Com a chegada das primeiras chuvas a JFPN inicia os trabalhos de reflorestação e adaptação do sistema de rega.

   
 

Centro Interpretativo da Expo’98 passa para a freguesia


A Junta de Freguesia do Parque das Nações e a Comissão Liquidatária da Parque EXPO firmaram um protocolo que estabelece os termos da transmissão para a freguesia do conjunto de bens, equipamentos e demais conteúdos do Centro Interpretativo do Parque das Nações (CIPN), instalado no Pavilhão de Portugal. Todo o acervo do Centro Interpretativo, bem como a gestão, exploração e manutenção desse núcleo museológico está, pois, assegurada e doravante a cargo da Junta de Freguesia do Parque das Nações. 


Ver mais...

   
 

Ação Social da JFPN recebe distinção


A Ação Social da Junta de Freguesia do Parque das Nações foi este ano distinguida no Humana Day 2016 dedicado à educação, sob o tema “Quality Education for Development”. A JFPN foi premiada na categoria Prémio Apoio Social e recebeu o prémio no dia 13 de outubro de 2016, numa cerimónia no Centro Cultural de Belém. Nesta distinção a Humana Portugal assinala a cooperação da JFPN que, ao permitir a recolha em contentores solidários na freguesia, realiza um contributo para melhorar o acesso a uma educação equitativa e de qualidade, em países particularmente carenciados, como também para uma educação que vise a inclusão e o desenvolvimento.

   
 

Projeto “Heróis da Fruta” para todas as escolas da freguesia


A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil alarga, em 2016-2017, a todas as escolas de 1º ciclo e jardins de infância da freguesia do Parque das Nações, o projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”. As inscrições para a 6ª edição desta iniciativa gratuita de educação para a saúde em Portugal prolongam-se até 14 de outubro de 2016. Atenção: podem inscrever-se todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados, através do endereço www.heroisdafruta.com ou do telefone 210 961 868. A adesão a esta iniciativa de educação para a saúde está disponível para jardins de infância, escolas de 1º ciclo do ensino básico, bibliotecas escolares e ATL's.


Ver mais...

   
 

Enorme adesão confirma Corrida das Nações como prova emblemática da freguesia


A 1.ª edição da Corrida das Nações, realizada no Parque das Nações no sábado, 8 de outubro, constituiu um êxito retumbante. Não faltaram os elogios de participantes - cerca de três mil - à excelente organização da prova, a cargo da Survivors Run e Junta de Freguesia do Parque das Nações. Sob a pala do Pavilhão de Portugal o azul das camisolas dos concorrentes formou a cor dominante deste evento de atletismo a favor da Paz. Foi uma iniciativa da Junta de Freguesia - que também contribuiu para a Unicef - que granjeou um carinho entusiasta por parte da comunidade. Compreendeu uma corrida homologada de 10kms em área urbana (freguesia do Parque das Nações) e uma caminhada de cinco quilómetros.


Ver mais...

   
 

Parque das Nações apoia o envelhecimento ativo

São bastante diversificadas as ofertas disponíveis na freguesia para quem se quiser envolver no chamado processo de ‘envelhecimento ativo’, mas sempre com muita vontade de viver. A 1 de outubro celebrou-se o Dia Mundial da Pessoa Idosa e as celebrações aconteceram por toda a Lisboa. Logo no dia 30 de setembro um grupo de seniores da nossa freguesia participou com o Executivo da Junta na receção organizada pelo pelouro dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, que juntou milhares de pessoas ao Jardim da Estrela, para celebrações do LISBOA IDADE - diversas iniciativas lúdicas, nomeadamente, jogos, espetáculos musicais, e jantar convívio no exterior.

   
 

Estreia do Coro das Nações maravilha audiência no IPDJ


No dia 6 de outubro - Dia Mundial da Música – aconteceu no auditório do IPDJ (Instituto Português do Desporto e da Juventude) a primeira apresentação pública do Coro das Nações, criado há poucos meses na nossa freguesia. Duas dezenas de cantores amadores brindaram um auditório curioso com canções de todo o mundo. O Coro das Nações tem como diretor coral o maestro Bragança Gil, professor do Conservatório Nacional. A ele e aos vinte elementos do coro se deve o impacto de criatividade e surpresa, da atuação polifónica com raízes nos quatro cantos do mundo. Juntar em palco todas as nacionalidades residentes da nossa freguesia, numa atuação divertida, colorida e universal são a essência deste coro multilingue. 
   
 

Alunos do Colégio Pedro Arrupe em estudo nos espaços da JFPN

"Questões que nos fazem andar" é uma atividade do 12º ano do Colégio Pedro Arrupe do Parque das Nações. Inserida nas atividades académicas e em particular nessa atividade escolar, algumas dezenas de alunos do Colégio deslocaram-se a vários polos da Junta de Freguesia do Parque das Nações para perceber o que aqui se faz. Assim, dia 6 de outubro foram recebidos pelo presidente da JFPN José Moreno, que respondeu às perguntas que quiseram fazer. Na Biblioteca David Mourão Ferreira foram recebidos pelo vogal da Cultura, Figueiredo Costa e pela coordenadora do espaço. E no espaço da Ação Social tiveram a coordenadora do espaço, Anabela Pinto, a fazer a visita guiada. 

 
 
 

É importante saber...

out
22

1ª eliminatória para a Gala do Fado Amador do Oriente, realiza-se na freguesia dos Olivais

out
28
 

Comemorações dos 160 anos da CP - Comboios de Portugal envolve pessoas idosas e crianças da freguesia

 out
31

Halloween é festejado com uma MegaHidro na Piscina do Oriente

 
 
 
  © 2017 JFPN, Todos os direitos reservados. Se não deseja continuar a receber a newsletter, clique aqui