Se não conseguir visualizar corretamente esta newsletter, clique aqui  
 
 
 

1.ª Grande Festa das Famílias: dois dias inesquecíveis!

No próximo fim de semana a Junta de Freguesia do Parque das Nações convida todos e todas para a primeira festa do Dia das Famílias. Vai ser uma grande iniciativa da freguesia que garante dois dias cheios de atividades variadas e participadas - para bebés, crianças, jovens e graúdos, e até para os canídeos de estimação. 
Tudo absolutamente gratuito, dias 14 e 15 de maio, sábado e domingo, a partir das 10h00 da manhã. O programa é recheado de animação: musicoterapia, yoga, taiji bailong ball, dança, concertos, teatro de marionetas, workshop de nutrição, animação infantil, demonstração de modalidades, pinturas faciais, leituras de histórias e sessões de autógrafos e ainda o festival de cinema Monstra, entre outras atividades.  

Ver mais...


 
 
Primeira alfabetização de adultos do Parque das Nações

Apesar de a Freguesia ter uma média de analfabetos bastante inferior à média nacional, o Executivo da JF do Parque das Nações desde sempre reconheceu a importância da coesão social e da capacitação da população mais vulnerável. 
No âmbito do Protocolo celebrado com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, em 29 de julho, que deu origem à criação do Gabinete de Inserção Profissional (GIP), arranca o primeiro curso de alfabetização/competências básicas, no próximo dia 16 de maio, às 9h, nas instalações do IEFP, no Polo da Matinha. Vinte e seis residentes da zona poente do Parque das Nações vão finalmente poder ter a “primeira escolaridade da sua vida”. 

Ver mais...




Parque das Nações assegura Challence Family por três anos


De acordo com a organização de uma das mais importantes provas de Triatlo do mundo, em 6 de maio de 2017 chega a Portugal – e ao Parque das Nações - a CHALLEN GEFAMILY, tornando-se o Lisboa Triathlon parte do calendário global de 2017, sob o nome 'CHALLENGE LISBOA'.
Nos próximos três anos, a cidade de Lisboa será anfitriã de uma das mais conceituadas provas de triatlo de longa distância do mundo, através de um novo acordo com a CHALLENGE FAMILY, que neste momento, já conta com mais de quarenta provas em 24 países. 

 
 

Seniores do PN participam no 18.º Aniversário do Oceanário


No âmbito das comemorações do 18º. Aniversário do Oceanário de Lisboa, cerca de duas dezenas de seniores do Parque das Nações, foram convidados para participarem no atelier “O Mar é para todas as idades”. 
Aproveitando esta iniciativa, marcada para a tarde de 17 de maio, a área social da JFPN envolveu um grupo de seniores da freguesia com o objetivo de estimular a população mais idosa a participar na vida da sua comunidade, como forma de promover o envelhecimento ativo e saudável.




JFPN e 14 associações debatem projetos para a freguesia


Para reforçar a importância do associativismo como o exercício de uma cidadania ativa e participativa, a Junta de Freguesia do Parque das Nações reconhece o papel do movimento associativo local, onde se incluem as coletividades de cultura, recreio e desporto, IPSS, associações de bombeiros, estudantes, entre outras.
Neste âmbito foi formulado convite às associações, coletividades e clubes sedeados ou que desenvolvem atividades ou projetos na nossa freguesia, tendo em vista a divulgação e o esclarecimento de várias questões processuais e legais, emanadas do Regulamento de Apoio ao Associativismo da Junta de Freguesia Parque das Nações. 

Ver mais...

 
 

Gestão Urbana suprime utilização de herbicida suspeito

Apesar de continuar a ser o herbicida mais utilizado no país e também no planeta, o Executivo da Junta de Freguesia decidiu suprimir a utilização do herbicida de nome comercial Catamaran (ingrediente ativo glifosato) nos espaços públicos da sua responsabilidade de gestão. A JFPN vai também recomendar à Câmara Municipal de Lisboa que adote idêntica atitude. 
Esta decisão é motivada pelo facto da Agência Internacional para a Investigação sobre o Cancro (AIIC) da Organização Mundial de Saúde (OMS), na sequência de um estudo - “Carcinogenicity of tetrachlorvinphos, parathion, malathion, diazinon, and glyphosate”- realizado em março de 2015 por 17 especialistas... 

Ver mais...



 

Governo entregou embarcações no Pavilhão de Portugal

O Pavilhão de Portugal foi palco da cerimónia de entrega de embarcações ao Centros de Formação Desportiva (CFD) dos agrupamentos escolares e da assinatura dos respetivos protocolos de cedência dos barcos-escola. A cerimónia oficial trouxe à freguesia do Parque das Nações os ministros da Educação e do Mar, na semana passada.
A cerimónia, à qual assistiu Figueiredo Costa, vogal do Desporto e Juventude da JFPN, reuniu no Pavilhão de Portugal os ministros Tiago Brandão Rodrigues e Ana Paula Vitorino. 

Ver mais...



  Arte Urbana do PN no projeto SOS Azulejo

A Escola Básica Vasco da Gama foi palco para a apresentação da participação dos alunos das três escolas públicas do Parque das Nações no Projeto SOS Azulejo. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Polícia Judiciária e Museu do Azulejo que lançou um desafio a entidades ligadas ao ensino, convidando as crianças a recriarem uma peça de azulejaria emblemática da sua zona de residência.
O azulejo, como é sabido, é uma das artes maiores do nosso país. E foi assim que as crianças da CAF (Componente de Apoio à Família) escolheram uma peça de Arte Urbana do Parque das Nações...

Ver mais...


 
 

É importante saber...

mai
13
CAMINHADA SAUDÁVEL – Os idosos do Centro de Dia Quinta das Laranjeiras realizam uma animada caminhada  na zona do Rio Trancão. Esta iniciativa insere-se no plano de atividades do Centro de Dia  sob o lema “Conhecer o Parque das Nações”.
mai
16

CAF EM FÉRIAS –  Abertura de inscrições para crianças e jovens do Parque das Nações terem animação e ocupação durante o período das férias de verão. Consulte:  http://www.jf-parquedasnacoes.pt/pt/caf-em-ferias.

 mai
18

DIA MUNDIAL DOS MUSEUS – Celebrado a nível mundial, o Dia dos Museus permite acesso a muitos museus da cidade de forma gratuita, neste dia. E, no Parque das Nações, os utentes do Centro de Dia Qta. das Laranjeiras associam-se uma vez mais a este dia, visitando a Exposição Interativa VIRAL, no Pavilhão do Conhecimento.

mai
22

EXPO 98 – Cumprem-se 18 anos sobre o dia em que abriu ao público a Exposição Mundial de Lisboa dedicada aos Oceanos (a Expo 98 encerraria a 30 de setembro de 1998).  A Expo 98 foi visitada por cerca de 10 milhões de pessoas e tinha cinco pavilhões temáticos: Pavilhão de Portugal, da Utopia, do Futuro, do Conhecimento dos Mares e o Oceanário. Estiveram presentes 146 países.

mai
31

DIA DO VIZINHO – Por iniciativa da Rede L&M é um dia de festa nos bairros Quinta das Laranjeiras e Casal dos Machados. O envolvimento da comunidade, nos preparativos, já se iniciou com o GAAF – Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, da Escola Infante Dom Henrique e o Centro de Dia Quinta das Laranjeiras.

 
 
 
  © 2017 JFPN, Todos os direitos reservados. Se não deseja continuar a receber a newsletter, clique aqui