Se não conseguir visualizar corretamente esta newsletter, clique aqui  
   
 

 

BALANÇO 2015... Síntese dos factos marcantes 

com registo fotográfico

A Junta de Freguesia do Parque das Nações fechou 2015 com o sentido do dever cumprido, quer do ponto de vista institucional, quer no âmbito das intervenções mais urgentes que o território exigia e que estão em marcha. 

As pessoas foram a nossa grande prioridade. Ao nível da estrutura da nova Junta de Freguesia definimos o futuro modelo de organização e com ele estabilizámos equipas e competências que nos irão permitir fazer da JFPN um modelo de vanguarda. A descentralização dos serviços já concluída e as diversas valências de proximidade em pleno funcionamento, visam facilitar a vida aos residentes enquanto resposta imediata no seu dia a dia.

Toda a estrutura de serviços e comunicação prestados pela Junta de Freguesia assenta numa plataforma digital acessível, próxima aos cidadãos e cidadãs, garantindo segurança e transparência nos processos. 

Ver mais...


 
 

CULTURA … plural e inclusiva


A 1ª Gala do Fado Amador, organizado entre as freguesias de Marvila, Beato, Olivais e Parque das Nações, foi uma iniciativa de grande êxito popular. A freguesia do Parque das Nações foi a grande vencedora da Gala. 

Ao longo de todo o ano, a Biblioteca David Mourão Ferreira foi palco de diversas atividades culturais, incluindo sessões de contos, teatro, música ao vivo, fomentando a partilha de interesses como a literatura, a infância e as famílias.  

Ver reportagem fotográfica...

   

DESPORTO … promotor de estilos de vida saudável


O Programa Parque Saudável mobilizou a população ao longo de todo o ano envolvendo jovens e seniores de todas as idades.
A Piscina do Oriente entrou em pleno funcionamento com maior qualidade, depois de ultrapassados os problemas de natureza infraestrutural.
Pela primeira vez enquanto freguesia, participamos nas Olisipíadas, tendo a junta de freguesia coorganizado as provas de apuramento dos representantes locais nesta iniciativa desportiva do município de Lisboa.  Importa também acrescentar em termos de desporto que a freguesia oferece hoje natação, mas também ginástica, canoagem, aulas de zumba, jogos tradicionais, natação, yoga e caminhadas.

Ver reportagem fotográfica...

 
 
 

EDUCAÇÃO… apoio educativo sustentado


A Componente de Apoio à Família (CAF/AAAF) é a expressão do apoio educativo disponibilizado às crianças e jovens pela Junta de Freguesia. Em agosto, o programa Há Férias no Parque, permitiu a cerca de três centenas de jovens - entre os 6 e os 14 anos - beneficiarem de um campo de férias aberto, com visitas, praia e campo.
Mas a notícia com mais impacto em 2015 foi a da aprovação da construção de nova escola EB1+JI no Parque das Nações.
Entretanto, realizaram-se obras de restauro da Escola Básica do Parque das Nações.

Ver reportagem fotográfica...


ESPAÇO PÚBLICO … uma prioridade 


As equipas de jardineiros, carpinteiros, eletricistas, pedreiros, calceteiros, canalizadores, afetas à Gestão Urbana (GU) da JFPN meteram “mãos à obra” para a recuperação de muitos espaços degradados, dando-lhes nova vida.
Iniciaram-se finalmente as grandes empreitadas de requalificação urbana da responsabilidade do município, que a JF apoia em permanência.
A assinatura de dois importantes protocolos marcou o ano 2015: Um com a CML para a recuperação de todas as peças de arte pública, que fazem parte da riqueza cultural e paisagística do PN e outro com o Oceanário de Lisboa, para renovar as infraestruturas paisagísticas e de lazer em volta deste equipamento emblemático da freguesia.
Em prol da mobilidade e do ambiente surgiu o “CicloExpresso do Oriente” e o lançamento do programa Civitas, projeto piloto pioneiro no país para a criação de zonas de coexistência na via pública.

Ver reportagem fotográfica...

 
 
 

SOCIAL … é preciso reduzir assimetrias

Foi lançado o novo projeto social  “Transporte Solidário” direcionado para pessoas com mais de 55 anos ou em condições de mobilidade reduzida. 
O Diagnóstico Social da freguesia realizado com o apoio de investigadores da Universidade Lusófona foi um dos momentos altos em 2015. 
O programa Praia Campo Sénior teve a sua primeira edição. A resposta foi estimulante para todos os participantes.
Com um programa de atividades renovado e melhorias ao nível das instalações, o Centro de Dia Quinta das Laranjeiras prestou um apoio imprescindível à população mais idosa da freguesia. 

Ver reportagem fotográfica...

   

EVENTOS … com um fim de ano cheio de luz


O Parque das Nações foi o palco escolhido para a realização da 17ª edição do Campeonato Mundial de Trauma e Salvamento, competição que os Bombeiros Sapadores de Lisboa venceram. 

A primeira coleção de postais e de selos alusivos à freguesia e ao seu património produzidos pela JFPN são uma realidade que enriquecerá o nosso turismo local. 
Na passagem para o Ano Novo o fogo de artifício na zona ribeirinha mobilizou a zona oriental da cidade e trouxe alegria aos milhares de pessoas presentes, dando as boas vindas a 2016.

Ver reportagem fotográfica...

 
 
 
  © 2017 JFPN, Todos os direitos reservados. Se não deseja continuar a receber a newsletter, clique aqui